Inflação em supermercados de Blumenau ultrapassa 14% em quatro meses

A cada ida ao supermercado, o morador blumenauense percebe o aumento do preço dos produtos. Esse aumento se dá devido à inflação, que é um aumento contínuo e generalizado dos preços de bens e serviços em uma economia.

Acostumado com pesquisas econômicas, o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Gaspar, Edmundo Pozes,  procurou tentar entender como estavam os preços em Blumenau e como andava a inflação dos produtos no município.

A pesquisa

Para começar a pesquisa ele selecionou 37 itens que julgou importante para o dia a dia de todo blumenauense, para analisar. Entre os itens estão: arroz de 1 quilo, feijão de 1 quilo, papel higiênico de quatro rolos, uma dúzia de ovos, um quilo de pão francês, um quilo de café, um quilo de peito de frango, além de diversos outros produtos.

Depois escolheu três supermercados de Blumenau, a partir disso, selecionou os produtos mais baratos entre os itens. “Eu nunca escolhia por uma marca, mas sim qual produto estava mais barato. Por exemplo, sempre pegava o arroz mais barato que tivesse nas prateleiras, independente da marca”, explica. Além disso, ele também decidiu que iria aos supermercados todo dia 12, de cada mês.

Dessa forma, ele começou a anotar o valor de cada um dos 37 produtos, nos três diferentes mercados, e partir dessas anotações realizou o cálculo da média de cada produto. Para calcular essa média, ele somou o preço dos três mercados, e dividiu por três – usando esta fórmula: (X produto do Koch + X produto do Giassi + X produto do Bistek) ÷  3. Assim foi possível visualizar a variação dos preços de cada produto em Blumenau.

“Tenho feito comparações dos aumentos com a minha pesquisa de Palmas e com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e percebi como os preços aqui sobem muito. Conforme esses dados, o preço dos alimentos subiu 21,46% nos últimos 12 meses nacionalmente, acima da inflação, enquanto Blumenau tem previsão de um aumento de quase 48%”.