Sulfabril: pagamento de dívidas com funcionários

Sulfabril: pagamento de dívidas com ex-funcionários chegará ao fim 22 anos após falência da empresa

Ex-funcionários da Sulfabril devem começar a receber nos próximos dias os últimos valores referentes a dívidas trabalhistas, que teve a falência decretada em 1999 e encerrou as atividades em definitivo em 2014.

A juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, da 1ª Vara Cível da Comarca de Blumenau, determinou na quinta-feira (18) da semana passada que os pagamentos comecem a ser feitos. A decisão beneficia cerca de 3 mil trabalhadores com uma quantia de R$ 16,5 milhões a ser rateada. A decisão só não foi cumprida de imediato porque ainda cabia recurso – e um advogado de Rio do Sul ingressou com um recurso, mas na última quarta-feira (17), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina indeferiu um agravo de instrumento que pedia a reconsideração do despacho.

Processos de falência desse porte, envolvendo milhares de pessoas e dívidas altissimas, nem sempre terminam com todas as dívidas trabalhistas pagas. Muitos ex-funcionários morreram ao longo das últimas duas décadas sem ver a cor do dinheiro, nestes casos, herdeiros foram habilitados.