Saques do fgts começarão em 13 de setembro

Caixa econômica federal divulgou nesta segunda-feira, 5, o cronograma para os saques de até r$ 500 de cada conta ativa e inativa do fundo de garantia do tempo de serviço (fgts)e do pis.

Os trabalhadores terão acesso aos recursos de maneira escalonada conforme a data de aniversário, a partir de 13 de setembro. A previsão é de que as medidas anunciadas no mês passado para os fundos injetem r$ 30 bilhões na economia neste ano e r$ 12 bilhões no próximo.

As pessoas nascidas em janeiro, fevereiro, março e abril poderão sacar os recursos do fgts, a partir de 13 de setembro. Já quem faz aniversário em maio, junho, julho e agosto terá acesso aos saques a partir de 27 de setembro. Quem nasceu em setembro, outubro, novembro e dezembro poderá sacar das contas do fgts a partir 9 de outubro.

O prazo final para que todos os trabalhadores realizem os saques de até r$ 500 por conta do fgts acaba em 31 de março de 2020. Os trabalhadores que têm conta poupança na caixa receberão os recursos automaticamente.

Nas casas lotéricas poderão ser realizados saques de até r$ 100, com a apresentação de um documento de identidade e do cpf. Nesse caso, o escalonamento será mais longo.

Para os nascidos em janeiro, o saque nas lotéricas começará apenas em 18 de outubro. Os saques nas lotéricas seguirão essa ordem: nascidos em fevereiro (25/10), março (08/11), abril (22/11), maio (06/12), junho (18/12), julho (10/01), agosto (17/01), setembro (24/01), outubro (07/02), novembro (14/02) e dezembro (06/03).