Curta a nossa Fanpage!

Salário mínimo ideal em abril deveria ter sido de R$ 6.754,33, diz Dieese

Em abril de 2022, o salário mínimo necessário para a manutenção de uma família de quatro pessoas deveria equivaler a R$ 6.754,33, ou 5,57 vezes o mínimo de R$ 1.212,00, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)

O Dieese também leva em consideração para o cálculo do salário mínimo ideal a determinação constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para suprir as despesas de um trabalhador e de sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.

De acordo com a pesquisa da cesta básica do Dieese, a média nacional ficou em 61% do salário mínimo, após os descontos de 7,5% da Previdência Social. Em março, o percentual foi de 58,57%. Em abril de 2021, quando o salário mínimo era de R$ 1.100,00, o percentual ficou em 54,36%.

Entre março e abril deste ano, uma das altas mais expressivas da cesta ocorreu em Florianópolis (5,71%). A inflação acumulada em 12 meses no Brasil - 11,3% em 12 meses até março, de acordo com Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - é a maior do G20 – grupo dos países mais ricos e alguns emergentes

Horas trabalhadas para pagar a cesta básica

Em abril, o trabalhador de Florianópolis, remunerado pelo salário mínimo precisou trabalhar 143 horas e 2 minutos para adquirir a cesta básica.

Conheça nossa colônia de férias. Juntos somos mais fortes. Sindicalize-se. Diga não ao trabalho precário. Denuncie.