Quem quer ser dono de partido?

BRASIL TEM 33 PARTIDOS REGISTRADOS E MAIS DE 70 NA FILA

Os números acima demonstram o tamanho da fome dos partidos políticos brasileiros. E dão pistas, também, do motivo de termos tantas agremiações políticas no Brasil. Atualmente, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existem 33 partidos no País. Existe, no tribunal, uma lista com mais de 70 pedidos de registro de novas legendas.

Nem todos, porém, têm acesso ao dinheiro retirado do Tesouro Nacional para bancar campanhas políticas. Há critérios como atingir ao menos 1,5% dos votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados e eleger no mínimo nove deputados federais distribuídos em nove Estados ou o Distrito Federal. A atual polarização política no Brasil reforça a dúvida de que o espectro ideológico seja tão diversificado para justificar a necessidade de tantos partidos políticos assim.

FUNDO TERÁ R$ 25 POR ELEITOR

Projeções feitas pelo TSE mostram que o Brasil tinha 147,3 milhões de eleitores registrados em 2018. Isso significa que o valor é de aproximadamente R$ 25 por eleitor.

Lembre-se o Fundo Eleitoral não é o único gasto que sai dos cofres públicos para os partidos. Há, ainda, o Fundo Partidário, oficialmente chamado de Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos. Em 2019, R$ 927 milhões para 21 partidos.

Outro ônus geralmente esquecido está relacionado ao Horário Eleitoral Gratuito, que só é gratuito para os partidos, não para os pagadores de impostos. As emissoras de rádio e televisão podem pleitear compensações fiscais pelo horário cedido. Cálculos da Receita Federal apontam que, em 2018, essas isenções chegaram a R$ 1 bilhão.