31 DE MAIO - DIA MUNDIAL SEM TABACO

No dia 31 de Maio é lembrado como o Dia Mundial Sem Tabaco, uma data que visa alertar sobres os malefícios que o tabagismo acarreta na saúde.

No Brasil, o combate ao tabagismo se dá através de uma Lei Federal de 1996, que restringe o uso e a propaganda de produtos derivados do tabaco em locais coletivos, públicos ou privados, em uma clara medida para reduzir o índice de fumantes no país.

Estimativas mostram que o hábito de fumar leva ao surgimento de doenças que matam 200 mil pessoas por ano no Brasil. O tabagismo está fortemente associado ao câncer. De cada 100 pacientes que desenvolvem a doença, 30 são fumantes. A relação do cigarro com o câncer de pulmão é ainda mais próxima: 90% dos casos da doença ocorrem entre fumantes.

O tabagismo tem relação com vários tipos de câncer além do de pulmão, como: cavidade oral, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo do útero e leucemias. E é responsável por cerca de 30% das mortes por câncer.